sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Perdido dentro da igreja [Parte 1]


Olá galera. Achei outro dia um livro na casa do meu pai, que se chama "Conhecer Jesus é tudo", é um livro muito abençoado. Resolvi postar o capitulo 1 do livro, que retrata a vida de muitas pessoas que são da igreja, mas se sentem perdidas la dentro. Espero que os edifique.


 Entrou na sala sem bater e jogou-se na cadeira em frente da minha mesa. Suava. Era evidente que estava nervoso. "Pastor, estou perdido!" disse sem rodeios. Apenas três palavras. Seria desnecessário dizer mais para descrever a tragédia de uma alma em conflito. Conhecia bem aquele rapaz. Tínhamos trabalhado juntos muitas vezes, montando programações para jovens. Agora, ali, com os olhos lacrimejantes repetia: "Pode crer Pastor, estou perdido!" 


Com a voz cortada pela emoção contou-me seu drama: "Sou adventista de berço. Todo mundo acha que sou um bom cristão. Meus pais acreditam que sou um filho maravilhoso. Os membros da igreja acham que sou um jovem consagrado. Eles até me nomearam Diretos dos Jovens. Muitas vezes ouço os pais dizerem a seus filhos: *Gostaria que você fosse como aquele rapaz.* Todos acham que sou um modelo de cristão, mas não é verdade Pastor, eu sou uma miséria. Acabo de fazer algo horrível e não é a primeira vez. Fiquei desesperado, angustiado como das outras vezes. Tive vontade até de morrer. Eu não sou o que todos pensam que sou." 


Tentei dizer alguma coisa, mas ele cortou: "Eu não quero ser assim Pastor, eu quero ser um cristão de verdade, mas não consigo. Tenho lutado tantas vezes, tenho me esforçado, mas sempre acabo derrotado." Doeu-me ver assim aquele jovem. "O senhor está desapontado comigo, não está?", perguntou depois, com ansiedade.
 Despontado? Eu tinha era um nó na garganta. Procurei esconder minha tristeza, minha dor, porque na realidade o drama não era só daquele jovem. Eu tinha ali muitos jovens de minha igreja e é até possível que aquela tarde você também estivesse assentado naquela cadeira.


"Pastor, estou perdido!" Perdido? Sim, perdido dentro da igreja. É possível estar perdido dentro da igreja? Infelizmente é, sim. Existem os que, como no caso desse jovem, estão perdidos fazendo coisas erradas enquanto ninguém vê, mas existe outra classe de perdidos: aqueles que fazem tudo direito, cumprem aparentemente tudo que a igreja pede; vivem preocupados, muitas vezes, com detalhes de regulamentos e normas, mas estão igualmente perdidos. Lembro-me do jovem rico. Era um rapaz como qualquer jovem da igreja hoje. Era membro de uma congregação cujos líderes se preocupavam muito com normas, leis e regulamentos. "Não pode fazer isto", "Não pode fazer aquilo", "Fazer isto é pecado", "Fazer aquilo também é pecado". Aquele jovem cresceu tentando um conceito errado de Deus. Imaginava-O assentado no Seu trono de justiça, ditando regras, com o rosto sério e uma vara na mão, pronto para castigar o desobediente. Desde pequeno seus pais e os líderes da igreja exigiram o fiel cumprimento de todas as normas. Eram líderes preocupados com a imagem da igreja. Atualizando um pouco a história, se uma garota vestisse calça comprida, por exemplo, eles à levariam a comissão; a jovem, como amava a sua igreja deixaria de usar essa roupa e todo mundo na igreja ficaria feliz, mas ninguém estaria preocupado com o que aconteceria lá no fundo do coração da moça. Importava era que ela cumprisse a norma, que ela fosse um bom membro da igreja. E o jovem rico aprendeu desse modo a cumprir todas as normas e leis. Aparentemente era um jovem bem-comportado, ativo na igreja, participava das programações e cultos, podia ser apontado como exemplo para outros, mas alguma coisa estava errada lá no fundo: Não era feliz, tinha a sensação de que estava perdido apesar de cumprir tudo.


Certo dia, anunciaram a chegada de Jesus à sua cidade. A história está registrada no capítulo 10 de Marcos. Os líderes da igreja foram os primeiros a sair ao encontro de Jesus, sempre preocupados com detalhes da lei e das normas: "É lícito marido repudiar sua mulher?" "É pecado cortar o cabelo?" "É pecado orar assentado?" "É pecado ter um pátio de recreações ao lado do templo?" "É pecado ir à praia?" . O Senhor Jesus não Se deteve muito tempo a discutir com eles. Dirigiu-Se aonde estava um grupo de crianças, colocou-as no colo, com amor acariciou-lhes a cabecinha e beijou-lhes os rostinhos inocentes.


O jovem rico ficou emocionado ao ver o quadro. Ele nunca poderia imaginar que Jesus fosse capaz de beijar e fazer um carinho. Não era essa a imagem que ele tinha aprendido acerca do Filho de Deus. Pela primeira vez na vida, teve vontade de abrir o coração a alguém. Correu quando Jesus já estava saindo da cidade, ajoelhou-se perante Ele e disse: "Bom Mestre, que farei para ser salvo? Eu sinto que estou perdido. Não tenho certeza da salvação." Por quê? Acaso não era um bom membro da igreja? Não cumpria todas a normas? Ah! meu caro, cumprir mandamentos nunca foi sinônimo de salvação. Ser um bom membro da igreja não quer dizer estar salvo. É, de algum modo, possível obedecer a tudo e estar completamente perdido. Perdido, dentro da igreja!


Postarei o resto do texto em outro Post, por ser muito longo. Bjsss, fiquem na Paz.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial